NOSSA PROPOSTA

Este blog é uma realização de jovens jornalistas da Universidade Salgado de Oliveira, em Niterói, trazendo o que acontece na cidade e adjacências nas áreas de educação, moda, cultura, lazer, esportes, política, economia, responsabilidade social e temas da atualidade, destacando o jornalismo comunitário.

Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

PROJETO LEVA MÚSICA E HISTÓRIA AOS SURDOS

Renato Landim


Um projeto do Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines) está levando uma parte de nossa cultura musical aos deficientes auditivos. “Música Brasileira em Língua de Sinis:História, Política e Cultura” é um trabalho que reúne em dois DVDs, dez clássicos da Música Popular Brasileira.

O projeto é encabeçado pela diretora da instituição, Solange Rocha, é narrado em libras por Valdo Nóbrega e Alex Curione e também tem legendas em português, contemplando, assim, tanto surdos como ouvintes.

As canções escolhidas traçam um panorama da história do século XX e que provocaram discussão sobre o momento sócio-político do Brasil. Entre as composições estão Ó Abre Alas, de Chiquinha Gonzaga, Filosofia, de Noel Rosa, O Canto do Pajé, de Heitor Villa-Lobos e Paula Barros, Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, Carcará, de João do Valle e José Cândido, Alegria Alegria, de Caetano Veloso, Tanto Mar, de Chico Buarque, Metáfora, de Gilberto Gil, Borzeguim, de Tom Jobim e Quizomba, de Luiz Carlos da Vila

Nos DVDs, cada faixa contém a interpretação literal da letra, assim como a análise histórica, fazendo uma contextualização do Brasil e o mundo na época de sua criação. O trabalho apresenta ainda o clipe com a interpretação da música em libras e a biografia do autor. Aos professores de História e de Língua Portuguesa do Ines coube atuar em cada canção os fatos históricos e as sequencias literárias.

A tiragem inicial da obra é de 3 mil cópias e, além de servir de material didático aos alunos surdos, os DVDs serão encaminhados para as escolas públicas do País. A diretora do Ines, Solange Rocha em breve dará uma entrevista ao RIO COMUNIDADE sobre o assunto.
Reprodução da capa do DVD do Ines unindo música e história (Foto:divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário