NOSSA PROPOSTA

Este blog é uma realização de jovens jornalistas da Universidade Salgado de Oliveira, em Niterói, trazendo o que acontece na cidade e adjacências nas áreas de educação, moda, cultura, lazer, esportes, política, economia, responsabilidade social e temas da atualidade, destacando o jornalismo comunitário.

Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de setembro de 2011

RIO CONHECE SOFTWARE PARA DEFICIENTES VISUAIS

Renato Landim

O Rio de Janeiro está entre as onze cidades que o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) vai fazer um treinamento, hoje, dia 27, às 15h, em Brasília, para o uso do programa Liane TTS, que permite às pessoas cegas ou com baixa visão usarem computadores com mais facilidade. Gratuita, a ferramenta é baseada em software livre e o evento é dirigido às instituições que atendem deficientes visuais.

Desenvolvido em parceria com o Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ, o programa consiste em um sintetizador de voz para leitura de tela e está disponível para download no portal do Serpro nas versões para Linux e Windows. De acordo com o Serpro, o programa vai contemplar também pessoas com dislexia e outras dificuldades de leitura ou com deficiência de fala, assim como crianças pré-alfabetizadas. Para o presidente da empresa, Marcos Mazoni, ainda não havia no Brasil uma ferramenta nacional e gratuita que viesse auxiliar o deficiente visual a interagir melhor com o computador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário