NOSSA PROPOSTA

Este blog é uma realização de jovens jornalistas da Universidade Salgado de Oliveira, em Niterói, trazendo o que acontece na cidade e adjacências nas áreas de educação, moda, cultura, lazer, esportes, política, economia, responsabilidade social e temas da atualidade, destacando o jornalismo comunitário.

Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Do lixo ao uso


Por Clayton Genelhu


Com a Rio + 20, parece que a idéia de sustentabilidade deu uma ‘up’ nos cariocas. Depois de descobrirem que existe a possibilidade do progresso e economia sustentável caminharem lado a lado. Foi a partir disso que os estudantes de Publicidade e Propaganda junto com o curso de Design de Moda da Universidade Salgado de Oliveira tomaram uma iniciativa. Produzir diversos objetos feitos com caixas de tetra pak.

Caixas coletas pelos estudantes
O projeto é bastante simples. Ministrados pela professora Rebeca Bordalo, os estudantes de Publicidade fizeram campanhas para juntar o maior número possível de caixas tetra pak. Valia de tudo, leite, suco, achocolatados, leite condensado, etc. E eles mostraram que mandam bem. Foram mais de 1500 caixinhas coletadas.

Quem também participou ativamente do projeto foi o estudante Ricardo Costa, do 7° período de publicidade. O representante da turma afirma que no inicio muitos desacreditavam que este trabalho pudesse dar certo, porém, a ajuda de outros cursos contribuiu para a coleta das caixas.

“O pessoal quando viu, achou que não daria para juntar tantas caixinhas. Só que muita gente de fora veio ajudar. Outros cursos sempre traziam algum tipo de lixo para poder participar”, comentou o estudante que ainda fez questão de enfatizar. “Eu estava ficando maluco, chegava a catar caixa no chão da rua. Minha mãe me chamava de maluco”.

Pulseiras, carteiras, bolsas, estojos, pastas, tudo isso virou arte na mão dos estudantes. A segunda parte do trabalho ficou a cargo das alunas de Desing de Moda, que também não ficaram atrás e fizeram bonito. Mostrando que lixo e estilo podem andar no mesmo caminho.

“Acho que dá pra juntar lixo e moda sim, só depende do bom senso de quem irá criar. Além de que hoje em dia, existem tecidos feitos de lixo reciclado então, necessariamente a pessoa precisa utilizar o "lixo de verdade" para uma criação”,  disse a estudante de Moda, Bianca Carvalho.

Com trabalhos como esses, os alunos provam que sustentabilidade é sim a palavra do momento e não pode cair no esquecimento. A mudança no futuro se faz com as atitudes do presente, e isso os estudantes da Universo já estão fazendo.