Renato Landim
Uma apresentação do Dançarte, dança em cadeira de rodas, emocionou os alunos da Universidade Salgado de Oliveira, em Niterói. Dirigido pela professora Soyane Vargas, o grupo integra o núcleo de Esportes da Andef, a Asssociação Niteroiense do Deficiente Físico, e marcou o encerramento da Semana da Reabilitação e Desporto, promovido pelo curso de Fisioterapia da Universo.
Com duração de cerca de meia hora, a apresentação prendeu a atenção de dezenas de estudantes antes do início das aulas do turno da noite, ocupando, além do térreo, as sacadas dos segundo e terceiro andares do bloco A da Universidade. Ao final, podiam ser vistas algumas pessoas enxugando as lágrimas. O destaque ficou com a dupla mirim formada por Yasmim Andrade e Vinícius Rangel, este na cadeira de rodas. “Já estamos dançando há um ano e meio e no começo sentia um pouco de dificuldade por causa do peso da cadeira dele. No mais, tudo acontece bem”, revelou a menina, referindo-se a um trecho da coreografia na qual ela empurra o acessório de seu par.
O Dançarte, que mescla cadeirantes com pessoas sem deficiência, mostrou ainda outros números de dança, que foram efusivamente aplaudidos pelo público. A secretária Raquel Valença, aluna do 4º período de Direito, disse ter ficado emocionada e destacou a força de vontade que os deficientes físicos passam para a sociedade. “É a primeira vez que vejo esse tipo de dança. É uma lição de vida e gostei demais”, disse, sem esconder os olhos marejados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário