NOSSA PROPOSTA

Este blog é uma realização de jovens jornalistas da Universidade Salgado de Oliveira, em Niterói, trazendo o que acontece na cidade e adjacências nas áreas de educação, moda, cultura, lazer, esportes, política, economia, responsabilidade social e temas da atualidade, destacando o jornalismo comunitário.

Pesquisar este blog

sexta-feira, 10 de junho de 2011

No Balancê da roça

Por Rosa Cristina Geraldino.

Com a chegada do mês de junho, chegam também as famosas festas juninas que trazem em sua história muita tradição e muitas delícias do cardápio nordestino. De acordo com alguns historiadores essa festividade, chegou ao Brasil pelos portugueses, ainda no tempo que o país era colônia. Acredita-se em duas explicações para a denominação uma porque é realizada no mês de junho, a outra é que como teve origem em países católicos e é associada a São João, onde antigamente era chamada de Joanina.
As comidas típicas são na sua maioria feitas do milho, pois é neste período que ocorre a colheita, por isso muitas receitas são deste alimento. Já a dança marcada proveio da Franca, uma característica peculiar das danças nobres, que deu influencia a nossa quadrilha. Por ser comemorada em todos os cantos do país, ela tem uma maior influencia no nordeste, que homenageiam Santo Antônio (dia 12) o famoso casamenteiro, São João (dia 24) e São Pedro (dia 29) padroeiro dos pescadores.
E Niterói e São Gonçalo não fogem a regra e em diversos cantos da cidade, já estão sendo organizados os preparativos para a comemoração dessas inúmeras festividades.  Abaixo confira e aproveite para se divertir e curtir um pouco da nossa cultura. A todos uma boa diversão.
.
  • 10 a 13/06/2011: Grandiosa Festa de Santo Antonio na Covanca. Grátis. Diversas barracas e muitos shows, às 18h. Paróquia de Santo Antônio da Covanca, fica na Rua Marechal Floriano Peixoto, 2149, Neves, São Gonçalo. Informações pelo telefone: 2628-3125.
  • 11 a 13/06/2011: Festa de Santo Antônio na Capela Santo Antônio e Santa Luzia. Grátis. Diversas barracas, às 19h. A capela fica na Travessa Luiz Nascimento Lopes, 109 – Fonseca – Niterói. Maiores informações pelo telefone 2627-16825. Pelo Site: http://www.paroquiasantocristodosmilagres.org/
  • 11 a 13/06/2011: Festa de Santo Antônio na Porciúncula. Grátis! 35 barracas com bebidas, comidas típicas e atividades. Show de forró sempre às 19h. A Igreja Porciúncula fica na Av. Roberto Silveira, Icaraí, em frente ao Campo de São Bento. Info: comunicacao@porciunculaniteroi.com.br. Site: www.porciunculaniteroi.com.br 
  • 22 a 25/06/2011: Festa de São João da Catedral São João Batista.  Missas, almoço, quadrilhas, shows de forró, sorteio de brindes e barracas com comidas típicas e brincadeiras. Info: 2620-2529. A Igreja de São João fica na esquina da Rua São João com Barão do Amazonas, Centro.
  • 29/06 a 03/07/2011: Festa de São Pedro de Jurujuba. Grátis! Missas, barracas com comidas típicas, brincadeiras, brinquedos e shows de forró, sertanejo e pagode. A festa será na Av. Carlos Ermelindo Marins, Jurujuba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário