NOSSA PROPOSTA

Este blog é uma realização de jovens jornalistas da Universidade Salgado de Oliveira, em Niterói, trazendo o que acontece na cidade e adjacências nas áreas de educação, moda, cultura, lazer, esportes, política, economia, responsabilidade social e temas da atualidade, destacando o jornalismo comunitário.

Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de junho de 2011

SURDOS CARIOCAS CONTAM COM SERVIÇO DE INTÉRPRETE DE LIBRAS DA PREFEITURA

Texto e foto: Renato Landim

Os deficientes auditivos da cidade do Rio de Janeiro podem usufruir, a partir de agora,  da Central Carioca de Língua Brasileira de Sinais. Com ela, ficam acessíveis serviços de informação, tradução para a língua portuguesa, guia intérprete (no caso de surdos-cegos) e curso de Libras.

Com a Central, os interessados dispõem de intérpretes que poderão atuar em diversas situações, como: acompanhamento para atendimento médico, jurídico, entrevistas de emprego, concursos públicos, casamentos, entre outros. Além disso, o serviço, gratuito, será estendido a todas as atividades promovidas pela Prefeitura do Rio.

Ao RIO COMUNIDADE, a secretária da Pessoa com Deficiência, Georgette Vidor, disse que a criação da Central vai possibilitar aos deficientes auditivos maior qualidade de vida, pois, com o auxílio dos intérpretes, os surdos tomam conhecimento do que acontece no mundo, e não ficam à mercê da boa vontade de outras pessoas.

Para utilizar os serviços da Central de Libras, é necessário agendamento prévio pelo telefone (21)2224-1227 ou pelo e-mail: centraldelibras@smpd.rio.gov.br. Outra forma é dirigir-se à sede da Secretaria, que funciona no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência, na Av. Presidente Vargas, nº 1997, Centro.

Na inauguração da Central Carioca de Libras, a secretária Georgette Vidor (d) com o Sr. Walcenir Souza, da Feneis

Um comentário: