NOSSA PROPOSTA

Este blog é uma realização de jovens jornalistas da Universidade Salgado de Oliveira, em Niterói, trazendo o que acontece na cidade e adjacências nas áreas de educação, moda, cultura, lazer, esportes, política, economia, responsabilidade social e temas da atualidade, destacando o jornalismo comunitário.

Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de setembro de 2011

EVENTOS NO RIO MARCAM CELEBRAÇÃO PELO DIA DE LUTA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Renato Landim

Nesta quarta-feira, o Brasil comemora o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. No Rio de Janeiro, diversos eventos e manifestações estão marcados para celebrar a data.

No centro da cidade, a partir das 9h, acontece a passeata Superação Rio 2011, da Candelária à Cinelândia. O evento nos anos anteriores ocorria na orla de Copacabana, mas a mudança, de acordo com os organizadores, tem o objetivo de pontuar as dificuldades em termos de acessibilidade no centro do Rio. Além disso, eles consideram a Avenida Rio Branco, tido como centro financeiro da cidade, um dos locais mais inacessíveis do município. Também será entregue às autoridades uma “carta manifesto”, na qual estarão contidas reivindicações pelos direitos de todas as pessoas, independente de deficiência.

O coordenador do Instituto Novo Ser, Ricardo Gonzalez, frisou que, além de despertar a atenção com mais veemência sobre a acessibilidade da futura cidade olímpica, o centro do Rio deveria servir de referência positiva nessa questão. Entre as presenças confirmadas, estão os músicos Marcelo Yuka e o rapper Billy Saga, ambos cadeirantes.

Às 18h, no saguão da Assembleia Legislativa, acontece a abertura oficial da exposição Viva com Arte de Pintores com pés e bocas. A mostra pode ser vista até o próxima dia 30, de segunda à sábado entre 10 e 17h e os domingos de meio-dia às 17h. A entrada é franca.

Em Niterói, vai acontecer a 14ª edição do Niterói Acessível. O evento está marcado para o Bay Market, situado ao lado da Estação de Barcas, entre 14 e 18h. Oferecendo serviços gratuitos, o projeto vai dispor de transporte ponto a ponto, aconselhamento jurídico, e um passeio por um Jardim Sensorial, além orientações sobre saúde e inscrição para o cartão especial de estacionamento, tanto para deficientes físicos quanto para idosos. Os deficientes auditivos terão à disposição intérpretes de Libras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário