NOSSA PROPOSTA

Este blog é uma realização de jovens jornalistas da Universidade Salgado de Oliveira, em Niterói, trazendo o que acontece na cidade e adjacências nas áreas de educação, moda, cultura, lazer, esportes, política, economia, responsabilidade social e temas da atualidade, destacando o jornalismo comunitário.

Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

LIVROS INFANTIS VOLTADOS PARA DEFICIENTES VISUAIS PRODUZIDOS POR PROFESSORES DE NITERÓI SERÃO ATRAÇÃO NA BIENAL

Renato Landim


A Bienal do Livro, no Riocentro, vai expor, nesta terça-feira, dia 6, às 17h, publicações voltadas para os deficientes visuais. Serão livros infantis e juvenis, produto dos cursos da Grafia Braile, oferecidos pela Coordenação de Educação Especial da Fundação Municipal de Educação de Niterói, aos professores da cidade. As peças estão disponíveis em braile, têm tipos ampliados e ilustrados em alto-relevo, com texturas diversas e objetos tridimensionais. A mostra será no Pavilhão Verde, no Espaço Letras de Niterói.

De acordo com a professora Ana Prado, a Coordenação da Educação Especial, responsável pelo processo de inclusão dos alunos com deficiência visual e surdocegueira, oferece cursos de formação aos professores. Desde o ano passado, são ministrados cursos de Grafia Braile, em que cada participante transcreveu um livro infanto-juvenil em braile, utilizando ainda tipos ampliados e contendo ilustrações. As imagens foram confeccionadas com materiais como EVA, madeira, tecidos, entre outros.

Segundo Ana Prado, os livros resultantes da 2ª edição do curso foram mais elaborados, nos quais foram empregados novos experimentos, além do tato. Foram explorados aromas, sons, luzes e adotada a interatividade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário