NOSSA PROPOSTA

Este blog é uma realização de jovens jornalistas da Universidade Salgado de Oliveira, em Niterói, trazendo o que acontece na cidade e adjacências nas áreas de educação, moda, cultura, lazer, esportes, política, economia, responsabilidade social e temas da atualidade, destacando o jornalismo comunitário.

Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de outubro de 2011

SEMINÁRIO NA BAIXADA VAI DEBATER SURDEZ

Renato Landim

Nova Iguaçu  promove nesta quarta e quinta o I Seminário sobre Educação e Surdez, que vai acontecer no campus da Universidade Estácio de Sá do município. O encontro tem por objetivo melhorar a qualidade do ensino da pessoa surda, na ótica da inclusão social, e é uma parceria entre a Secretaria de Educação da cidade com o Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines).

O tema de abertura  será  “políticas públicas na área de surdez: perspectiva histórica, legislação e construção”, que vai abordar a cultura surda, a obrigatoriedade da Língua Brasileira de Sinais e a construção dessas políticas públicas para os deficientes auditivos. No dia 5 também vai ocorrer o painel “Formação de profissionais em libras e nas dimensões clinica e social”. Na quinta-feira, o tema da palestra será “Ensino: dimensão lingüística e estratégicas de ensino”.

Em Nova Iguaçu, a rede municipal de ensino atende cerca de  30 estudantes com deficiência auditiva, que utilizam salas de recursos, que são espaços destinados ao atendimento especializado a alunos que requer uma atenção educacional especial. Segundo a secretaria, existem  na rede 36 dessas salas, que além de alunos com surdez, realiza acompanhamento com alunos de baixa visão, cegos, autistas e outros tipos de deficiência.

O campus  Nova Iguaçu da Universidade Estácio de Sá fica localizada à Rua Oscar Soares (antiga Plínio Casado), 1.466 – Califórnia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário