NOSSA PROPOSTA

Este blog é uma realização de jovens jornalistas da Universidade Salgado de Oliveira, em Niterói, trazendo o que acontece na cidade e adjacências nas áreas de educação, moda, cultura, lazer, esportes, política, economia, responsabilidade social e temas da atualidade, destacando o jornalismo comunitário.

Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de março de 2012

ALUNOS DE NITERÓI VÃO RECEBER CADEIRAS DE RODAS ESPECIAIS PARA A PRÁTICA DO RUGBY

Renato Landim

Um passo em direção ao desenvolvimento da prática do rugby vai acontecer nesta terça-feira, dia 3, quando crianças e adolescentes entre 7 e 16 anos ganharão dez cadeiras de rodas especiais para esse esporte. A cerimônia será na Escola Municipal Paulo Freire, em Niterói, a partir das 15h.

O projeto é resultado de uma parceria entre o Instituto Nacional de Tecnologia, (INT), a Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas, o Niterói Rugby Football e a Prefeitura de Niterói com vistas à difundir a modalidade a partir da inclusão na rede pública de ensino.

Em Niterói, os professores de educação física da rede municipal foram capacitados para implementar o esporte tanto o rugby convencional quanto o de cadeira de rodas. Em entrevista ao site do INT, a coordenadora do projeto, Maria Carolina Santos, do Núcleo de Desenvolvimento Social do Instituto, destacou que esta fase é voltada para o treinamento dos alunos, além de prosseguir no desenvolvimento dos equipamentos da instituição. A cidade vem sendo usada como piloto para a inovação tecnológica para a prática do esporte através da campanha “Eu jogo rugby. E você?”.

As cadeiras de rodas específicas para crianças são inéditas no mundo e foram desenvolvidas pela área de Desenho Industrial do INT e leva em consideração as dimensões, as necessidades do praticante e seu grau de deficiência, incluindo tetraplégicos, amputados e portadores de paralisia cerebral.


Detalhe da cadeira de rodas especial para crianças na prática do rugby (foto: site INT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário