NOSSA PROPOSTA

Este blog é uma realização de jovens jornalistas da Universidade Salgado de Oliveira, em Niterói, trazendo o que acontece na cidade e adjacências nas áreas de educação, moda, cultura, lazer, esportes, política, economia, responsabilidade social e temas da atualidade, destacando o jornalismo comunitário.

Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de junho de 2011

COMUNIDADES DE SANTA ROSA ENCONTRAM UMA NOVA GUILHERME BRIGGS

Após um longo tempo em meio a obras de reforma e infra-estrutura, o Colégio Estadual
Guilherme Briggs apresenta um novo quadro para os moradores das comunidades Souza Soares, Beltrão e Viradouro, em Santa Rosa, Niterói. Fundada em 29 de julho de 1982, a escola conta com turmas dos ensinos fundamental, médio e de Educação para Jovens e Adultos (EJA).

Tendo como meta a disciplina em primeiro lugar, a nova direção da unidade implantou um regimento interno no qual todos os alunos do Guilherme Briggs devem seguir. Nele, uma lista de quinze itens informa aos estudantes direitos e deveres a serem obedecidos. A cartilha faz referencia também a assuntos ligados às faltas, uniformes e normas de conduta para com colegas de turma, professores e funcionários.

Um dos tópicos proíbe danificar as dependências do colégio. De acordo com a diretora Alcinéia Rodrigues, no cargo desde o ano passado e professora do colégio há 23 anos, o Guilherme Briggs apresentava paredes e muros pixados, banheiros arrebentados com condições higiênicas ruins, entulho na parte da frente da unidade, entre outros.

Quanto aos deveres do aluno, de acordo com as normas, estabelecem respeito aos professores e aos colegas de turma,  rechaçando o chamado “bullyng”, tema corrente na maioria das escolas brasileiras. Também é preciso zelar pelos bens móveis e, em caso de dano ao patrimônio, o responsável precisará fazer a reposição em tempo hábil. De acordo com a direção do Guilherme Briggs, o regimento vem sendo respeitado.

Numa tentativa de aproximar o colégio das comunidade vizinhas foi promovida a Semana da Família na Escola, que aconteceu entre os dias 16 e 20 de maio. O encontro serviu para firmar o vínculo entre as partes, procurando fortalecer o comprometimento com a educação. O projeto contou com depoimentos de ex-alunos, inclusive do atual presidente da associação de moradores da Souza Soares, Jorge de Oliveira, além de  palestras sobre psicologia  e oficinas de grafite e cursos do SENAC. Na oportunidade, os alunos apresentaram a escola a familiares, o que, na opinião da diretora, ratifica o compromisso das partes quanto à importância do ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário