NOSSA PROPOSTA

Este blog é uma realização de jovens jornalistas da Universidade Salgado de Oliveira, em Niterói, trazendo o que acontece na cidade e adjacências nas áreas de educação, moda, cultura, lazer, esportes, política, economia, responsabilidade social e temas da atualidade, destacando o jornalismo comunitário.

Pesquisar este blog

sábado, 4 de junho de 2011

VAGAS EXCLUSIVAS PARA DEFICIENTES SÃO TEMA DE CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO EM NITERÓI

Renato Landim

A Secretaria Municipal de Acessibilidade e a Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans) realizaram uma ação educativa de conscientização dos direitos de estacionamento destinado aos deficientes físicos. A primeira etapa do programa “Estacionamento Cidadão” circulou pelas principais ruas de Icaraí, entregando panfletos educativos aos motoristas informando sobre a questão. Além disso, os fiscais do projeto colocaram cadeiras de rodas nas vagas para carros sem reservas como outra forma de alerta aos condutores. No encosto delas, um recado voltado aos motoristas ressaltava: “Fui ali um minutinho, volto já”. De acordo com os organizadores, essa expressão é o argumento mais utilizado por pessoas que costumam utilizar as vagas exclusivas para deficientes físicos.

A diretora administrativa e chefe do departamento de educação para o  trânsito da Nittrans, Anamélia Talask explicou que está foi uma ação de conscientização. “Uma das reclamações mais constantes que recebemos, através da nossa ouvidoria, é a de motoristas que estacionam nas vagas reservadas. Nosso objetivo é fazer com que o motorista sinta na pele o transtorno que os deficientes passam.”, explica.

Segundo o Jornal O Fluminense, a campanha dividiu opiniões. Muitos motoristas ficaram surpreendidos com as cadeiras de rodas colocadas nas vagas não destinadas aos deficientes. Dois deles chegaram a ocupar a vaga temporariamente, deslocando a cadeira de rodas para outra posição, mas ao perceberem o objetivo das equipes, optaram por desistir de estacionar naqueles locais. Segundo a publicação, alguns deles apoiaram a iniciativa, destacando seu caráter educativo, enquanto outros manifestaram repúdio ao “Estacionamento Cidadão”, reclamando quanto a ocupação das vagas pelas cadeiras dos deficientes, inclusive ameaçando a reportagem que cobria a ação.

A NitTrans informa ainda que para obter o cartão de estacionamento de vaga especial o beneficiado (deficiente físico ou idoso) deve dar entrada no protocolo do órgão que fica na Praça Fonseca Ramos s/n , sobreloja da Rodoviária Roberto Silveira. Os interessados precisam levar o atestado médico, no caso de deficiente, e, para os idosos, a documentação original.   


Nas ruas de Niterói, mostorista recebe panfleto de um fiscal da Secretaria de Acessibilidade e do presidente da NitTrans, Sérgio Marcolini

Nenhum comentário:

Postar um comentário