Loading...
NOSSA PROPOSTA

Este blog é uma realização de jovens jornalistas da Universidade Salgado de Oliveira, em Niterói, trazendo o que acontece na cidade e adjacências nas áreas de educação, moda, cultura, lazer, esportes, política, economia, responsabilidade social e temas da atualidade, destacando o jornalismo comunitário.

Pesquisar este blog

sábado, 30 de julho de 2011

BIBLIOTECA NACIONAL PEDE DESCUPAS APÓS BARRAR ACESSO DE DEFICIENTE VISUAL E SEU CÃO-GUIA

Renato Landim

A Biblioteca Nacional divulgou nota oficial na qual “lamenta e repudia” o episódio envolvendo a deficiente visual Camila Araújo Alves que, na última quarta-feira, teve negado seu acesso à instituição acompanhada de seu cão-guia.

Na nota, a Biblioteca salientou que advertiu a empresa de segurança terceirizada que presta serviços como responsável pelo episódio. A denúncia foi publicada na coluna do jornalista Ancelmo Góis, na edição de ontem em O Globo.

Apesar do incidente, a Biblioteca Nacional mantém desde 2008, o projeto Biblioteca Acessível que auxilia pessoas com deficiência e também idosos nas pesquisas nos acervo físico e digital da instituição. O programa foi desenvolvido pela ONG Acessibilidade Brasil e, além de formar técnicos para o atendimento especializado a esse público, conta com a instalação de softwares no portal, ampliadores de textos eletrônicos, leitores automáticos de livros autônomos, teclados e mouses especiais e programas para leitura de textos, que fazem o reconhecimento de voz.

A Biblioteca Nacional informa ainda que o acesso a esse programa funciona de segunda a sexta-feira, de 10 às 17h. O atendimento é feito por agendamento nos telefones (21) 2220-3100 / 3095-3895 ou pelo e-mail: dioge@bn.br. O tempo de consulta reservado para cada máquina é de duas horas, caso existam outros agendamentos para o dia.
Fachada da Biblioteca Nacional(foto:divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário