NOSSA PROPOSTA

Este blog é uma realização de jovens jornalistas da Universidade Salgado de Oliveira, em Niterói, trazendo o que acontece na cidade e adjacências nas áreas de educação, moda, cultura, lazer, esportes, política, economia, responsabilidade social e temas da atualidade, destacando o jornalismo comunitário.

Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de julho de 2011

CINEMA NO CCBB É PARA TODOS OS PÚBLICOS

Renato Landim



Na cidade do Rio de Janeiro, os deficientes auditivos e visuais têm poucas opções quando o assunto é cinema ou uma diversão audiovisual. Um dos poucos locais a oferecer acessibilidade nesse quesito é o programa Cinema Legendado e Audiodescrito, promovido pelo Centro Cultural Banco do Brasil.

Em junho, o RIOCOMUNIDADE acompanhou a sessão do filme “Proibido Proibir”, de Jorge Duran, com Glória Pires no papel principal. O auditório conta com cerca de cem lugares e não apenas os deficientes podem assistir a programação. Antes das sessões, uma pessoa da produção do CCBB narra uma pequena sinopse da obra e fornece outras informações acompanhada de um intérprete de língua de sinais. Ao final, ocorre um bate-papo entre a platéia e um integrante da produção do filme.

Na entrada, os deficientes visuais tem a disposição o programa da mostra em braile e recebem um fone de ouvido através do qual terão acesso a audiodescrição das cenas do filme. A professora aposentada Sylvia Camargo é uma das costuma frequentar o CCBB e estava acompanhada de seu neto, Thiago. “Venho sempre aqui e aprovo a iniciativa”, disse. Segundo ela, a audiodescrição permite “ver” os filmes e percebe todo ambiente da obra. A professora salienta que, apenas não é possível distinguir as cores exibidas.

Além dos deficientes visuais e auditivos, o CCBB recebe todos os públicos. No quesito acessibilidade, a sala de cinema está apta a receber também quem usa cadeira de rodas. Jeferson Maia, responsável pelo blog Inclusivas, não conhecia a programação e aprovou o local.

“Besouro” será o filme em cartaz na mostra Cinema Legendado e Audiodescrito de julho. Será no dias 9 e 10, às 16 horas.

Programa em braile do Cinema Nacional Legendado e Audidescrito

Um comentário:

  1. MUITO BOA A COBERTURA MEU CARO RENATO.
    O CCBB ESTÁ DE PARABÉNS COM O PROJETO E O RIOCOMUNIDADE SEMPRE ANTENADO.
    ABÇ

    ResponderExcluir