Loading...
NOSSA PROPOSTA

Este blog é uma realização de jovens jornalistas da Universidade Salgado de Oliveira, em Niterói, trazendo o que acontece na cidade e adjacências nas áreas de educação, moda, cultura, lazer, esportes, política, economia, responsabilidade social e temas da atualidade, destacando o jornalismo comunitário.

Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de julho de 2011

PARQUE NACIONAL DA TIJUCA CHEGA AOS 50 ANOS PROMOVENDO INCLUSÃO SOCIAL

Renato Landim


Nas comemorações pelos seus 50 anos, o Parque Nacional da Tijuca programou uma série de eventos para festejar a data. Uma delas foi a inauguração da primeira Trilha para Deficientes Físicos do Parque. Batizada de Pedro Augusto, em homenagem ao imperador que determinou o reflorestamento da região, a trilha foi adaptada para receber, principalmente, cadeirantes e pessoas com deficiência visual.

O percurso foi aplainado de modo a permitir o deslocamento de uma cadeira de rodas. Além disso, foi instalado um corrimão-guia e foram criados pequenos recuos ao longo do trajeto para permitir que o visitante interaja com plantas e árvores. As placas de identificação contém informações em braile e foram colocadas a 1,20m do chão.

De acordo com a direção do Parque, por ano cerca de 2 milhões de pessoas visitam os 3.972 hectares do local, em busca de lazer, práticas esportivas e pesquisas científicas. A região conta ainda com 70 quilômetros de trilhas e pontos de escalada, como o Pico da Tijuca, considerado o ponto mais alto do Rio de Janeiro com 1.021 metros. Ainda dentro das comemorações pelos 50 anos do Parque Nacional da Tijuca, foram lançados um Selo Comemorativo, feito pelos Correios, e a Medalha Major Archer, cunhada pela Casa da Moeda, em alusão aos 150 anos de reflorestamento da unidade.

Trecho do Parque já aplainado


À direita, recuo que permitirá que cadeirantes tenham interação com a flora (fotos: Caco Swaczwk)


Nenhum comentário:

Postar um comentário