NOSSA PROPOSTA

Este blog é uma realização de jovens jornalistas da Universidade Salgado de Oliveira, em Niterói, trazendo o que acontece na cidade e adjacências nas áreas de educação, moda, cultura, lazer, esportes, política, economia, responsabilidade social e temas da atualidade, destacando o jornalismo comunitário.

Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de novembro de 2011

DEFICIENTES VISITAM OBRAS DO METRÔ 4

Renato Landim

Um grupo de vinte deficientes físicos visitou neste domingo o canteiro de obras da Linha 4 do Metrô. Eles conheceram os cerca de mil metros de túneis escavados e o trajeto traçado, que, segundo o Governo do Estado, deve ficar pronto até 2015. A visita fez parte do programa de passeios guiados aberto ao público sempre no último domingo de cada mês, e esta foi a primeira em que os deficientes foram contemplados.

De acordo com o site do Governo do Rio, o engenheiro da Secretaria de Transportes, Luiz Moreira, responsável pela fiscalização da obra, disse que o objetivo é antecipar para população a preocupação com o tema da acessibilidade. Segundo ele, as estações da Linha 4, que compreende Jardim Oceânico, São Conrado, Gávea, Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz, vão receber calçadas acessíveis,, elevadores para transporte de cadeirantes e plataforma de embarque e sinalizadores para deficientes auditivos.

Ao site do Governo do Estado, a coordenadora administrativa regional da Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência do Banco do Brasil, Nives Porto, que assistiu ao grupo, disse acreditar que o exemplo do Metrô Rio deve ser seguido por outras empresas. “Esse olhar de sensibilidade do Metrô é incrível, é muito bom saber que eles têm a preocupação de melhorar a qualidade de vida dessas pessoas”- comemorou Nives.

Portadora de Síndrome de Down, Fernanda Honorato disse ter ficado impressionada com o que viu e acredita que as obras vão facilitar a locomoção de pessoas com deficiência. “Acho muito interessante poder conhecer o canteiro. Moro na Tijuca e o metrô é meu principal meio de transporte. Com a Linha 4, muito mais gente vai usar, e é bom saber que as dificuldades vão diminuir”- revelou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário