NOSSA PROPOSTA

Este blog é uma realização de jovens jornalistas da Universidade Salgado de Oliveira, em Niterói, trazendo o que acontece na cidade e adjacências nas áreas de educação, moda, cultura, lazer, esportes, política, economia, responsabilidade social e temas da atualidade, destacando o jornalismo comunitário.

Pesquisar este blog

domingo, 4 de dezembro de 2011

ENCONTRO DA REDE ACESSÍVEL PROMOVE INTERCÂMBIO ENTRE SEUS PARES EM NITERÓI

Renato Landim

Do virtual para o real. A Câmara Municipal de Niterói recebeu os integrantes do Primeiro Encontro da Rede Acessível, dentro do projeto Niterói Encontro com América do Sul. Em duas partes, o evento promoveu discussões sobre acessibilidade, adequação urbana, inclusão e empregabilidade e cidadania.

Participaram a mestre em arquitetura, Beatriz Vasconcelos, os assessores de acessibilidade da Secretaria de Acessibilidade de Niterói, Augusto Alves e Francisco Meireles. Também palestraram a presidente da Associação de Intérpretes de Libras do Rio, Gildete Amorim, o gerente de convênios da Andef, Anderson Lopes e o deficiente visual Alessandro Câmara.

De Cuzco, no Peru, dois representantes da Federação de Pessoas com Deficiência mostraram os trabalhos de atendimento e atenção ao deficiente físico desenvolvidos naquele país. Um dos pontos altos foi a palestra de Marta Fellows, presidente da Cooperativa Profissional de Conservação e Restauro de Bens (COOP), que falou sobre o trabalho de recolocação social das pessoas com deficiência intelectual. Ao lado dela, o aluno Mauro contou um pouco de sua trajetória antes e depois da atividade.

Criada em 2011, a Rede Acessível é uma ferramenta virtual de comunicação e integração na cidade de Niterói em prol da acessibilidade, na qual são discutidos assuntos ligados ao tema e são promovidos o intercâmbio e a troca de serviços entre seus pares. Atualmente, a rede conta com 96 membros, oriundos de diversos segmentos relacionados com a pessoa com deficiência. A idealizadora da rede, Ione Ayres, assessora de acessibilidade e empregabilidade da secretaria, classificou como positiva a primeira reunião, apesar de várias ausências. Segundo ela, o evento serviu de preparação para futuros encontros.

2 comentários:

  1. Ficou otimo, obrigada pela divulgação de nosso trabalho.Sucesso também para o blog!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns à rede que muito tem contribuido para trazer informações a todos os profissionais que buscam acrescentar conhecimento ao trabalho com as PCD.

    ResponderExcluir