NOSSA PROPOSTA

Este blog é uma realização de jovens jornalistas da Universidade Salgado de Oliveira, em Niterói, trazendo o que acontece na cidade e adjacências nas áreas de educação, moda, cultura, lazer, esportes, política, economia, responsabilidade social e temas da atualidade, destacando o jornalismo comunitário.

Pesquisar este blog

sábado, 28 de abril de 2012

PRAIA PARA TODOS CHEGA AO FIM COM PENSAMENTO DE EXTENSÃO A TODA ORLA CARIOCA

Renato Landim

Termina neste sábado a temporada de atividades de 2012 do projeto Praia Para Todos, que disponibiliza lazer e desporto adaptado para pessoas com deficiência, organizado pela ONG Novo Ser. A programação será entre 9h e 14h em frente ao posto 3 da Barra da Tijuca e os freqüentadores terão a disposição cadeiras anfíbias, que permitem entrar na água, além de jogos recreativos e atividades de lazer, como vôlei sentado, peteca e surf adaptado.

Iniciado em 2009, tendo passado por várias praias do Rio, desde 2010, o projeto fixou-se na Barra da Tijuca. Para o ano que vem, os organizadores pretendem negociar com a Prefeitura para estender o modelo a outros pontos da orla carioca. Para isso, no entanto, a meta é buscar mais patrocinadores para viabilizar a ideia. A intenção também é fazer do Posto 3 um modelo de acessibilidade para outros locais da cidade. As atividades oferecidas têm orientação de profissionais de educação física e fisioterapia, além de estagiários e voluntários.

Outros detalhes e mais informações estão no site http://www.praiaparatodos.com.br/

sexta-feira, 20 de abril de 2012

CARIOCAS PODEM CONFERIR PAN DE PARACANOAGEM

Renato Landim

De hoje até domingo, a Lagoa Rodrigo de Freitas estará sendo palco do Pan-Americano de Paracanoagem. Entre os brasileiros são 12 competidores entre masculino e feminino na competição que vale uma vaga para o Mundial, que será disputado na Polônia, em maio.

O destaque entre os homens é o bicampeão mundial Fernando Fernandes e entre as mulheres, o principal nome é Marta Santos Ferreira, campeã mundial. Além do Brasil, disputam a competição Argentina, Canadá, Porto Rico, Equador e Venezuela.

O chefe da equipe brasileira, Leonardo Maiola, destacou que a competição é uma excelente oportunidade para as equipes das Américas conhecerem a futura sede dos Jogos Paralímpicos. Além de apostar nos nomes dos atletas brasileiros de destaque, Maiola acredita no potencial de outros participantes, como Rodrigo Lopes Figueiredo.

No Brasil, a Paracanoagem é um esporte recente, sendo criado em 1995 pelo Comitê Nacional da modalidade e já está confirmado para o Paralimíadas do Rio de 2016.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

VENCEDORES DA TRAVESSIA DOS FORTES-DEFICIENTES REPETEM 2011

Renato Landim

Pelo terceiro ano consecutivo, o baiano Marcelo Collet Mauro é o primeiro colocado entre os homens dentre os competidores com deficiência da Travessia dos Fortes, realizada neste domingo na praia de Copacabana. O percurso de 3.500 metros entre o Posto Seis e o Leme foi completado em 50m56s.

Entre as mulheres, SUSANA SCHNARNDORF RIBEIRO  repetiu 2011. Ela foi vencedora com o tempo de 54m32s. Mais uma vez o projeto Praia para Todos disponibilou apoio e logística para auxiliar o deslocamento das pessoas com deficiência na competição. Os atletas contaram com o apoio de profissionais capacitados e ainda puderam utilizar cadeiras de rodas especiais adaptadas a praia.

CRISTO REDENTOR “VESTE” AZUL PARA LEMBRAR O DIA MUNDIAL DO AUTISMO

Renato Landim

Um recital de piano ao pé da Estátua do Corcovado vai marcar no fim desta tarde o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. Com o nome de “O Brasil precisa conhecer o autismo”, o pianista Álvaro Siviero, renomado brasileiro com carreira internacional, irá se apresentar ao lado do cantor Saulo Lucas, autista e cego. No programa, Ave Maria de Schubert, Noturno nº 3 “Sonho de Amor”, de Liszt, entre outras obras.

Em meio ao recital, o Cristo Redentor será iluminado de azul, a cor que representa o autismo, com o objetivo de mobilizar os cariocas para o transtorno que segundo a Organização Mundial de Saúde, atinge seis em cada mil pessoas. Além do Cristo, outros cartões postais do mundo como a Estátua da Liberdade, em Nova York, e a Torre Eifel, em Paris, também vão ganhar a tonalidade em alusão à data.


Neste domingo, o Instituto Mundo Azul mobilizou cerca de 1500 pessoas em passeata pela orla do Leblon para lembrar a data e chamar a atenção para a questão. Vestidos com roupas azuis, várias famílias estavam com seus filhos autistas e conduziam uma faixa que estampava: Autismo, conhecer e agir.

Cristo será iluminado na cor azul, assim como em 2011 (foto: Jornal do Brasil)


Famílias e seus filhos autistas durante passeata neste domingo pela orla do Leblon (foto: Instituto Mundo Azul)